Este livro foi feito na integra em software livre no sistema GNU/Linux Arch, usando Scribus 1.3.5.1, Inkscape 0.47, Gimp 2.6.7 e CMYKTool 0.1.2. A principio consideramos o uso de Krita para o tratamento de imagens já que trabalha com espaços de cor em 16bits e tem suporte CMYK, mas era muito lerdo na hora de aplicar as alternações no tratamento de cor. O fato de termos muitas imagens a serem tratadas fez com isso fosse um fator para desqualifica-lo. Também consideramos o uso de Cinepaint mas preferimos ficar com o bom e velho Gimp. Já que o Gimp não edita em CMYK tivemos que editar as fotos nele e depois converter para CMYK usando o CMYKTool.

A maior surpresa foi ver as provas de cor e encontrar uma similaridade muito grande com o que víamos nos monitores. Usamos gerenciamento de cor no Gimp, Scribus e CMYKTool, mas confessamos que nunca tínhamos feito isso antes e estávamos apreensivos.

O maior problema foi com a fonte “Original Olinda Style”, que por algum motivo apareciam as letras “C” no PDF mas na hora de imprimir… nada. Resolvemos o problema as 4 da manhã vetorizando ela na hora de fechar o arquivo.